Noticias e artigos em tudo que envolve a segurança nos portos do Brasil

Postagem em destaque

AUTORIDADE PORTUÁRIA DE SANTOS PUBLICA EDITAL DE CONCURSO PARA A GUARDA PORTUÁRIA

As inscrições serão aceitas durante os dias 1º de abril a 06 de maio. A data prevista para a prova é 23 de junho A Autoridade Portuária de...

LEGISLAÇÕES

quarta-feira, 16 de abril de 2014

0

PORTUÁRIOS DA CODESA ENTRAM EM GREVE



Os cerca 400 portuários da Companhia Docas do Espírito Santo (Codesa) entraram em greve na manhã, desta terça-feira (15). Os trabalhadores exigem a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS). A greve que tem duração de 48 horas será encerrada no dia 17.
Segundo o Sindicato Unificado da Orla Portuária (Suport-ES), com a greve dos trabalhadores vinculados à Codesa, cerca de 4.000 trabalhadores avulsos, prestadores de serviço, despachantes, de agências de navegação, de empreiteiras e de empresas terceirizadas que atuam dentro da área do porto organizado tiveram que interromper suas atividades.
Reivindicações
A categoria exige o cumprimento do que foi firmado no Acordo Coletivo de Trabalho sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos codesianos, que determinava prazo até 1º de janeiro deste ano para ter sido colocado em prática.
“A Codesa, além de não ter cumprido o prazo, sequer apresentou uma proposta de plano aos trabalhadores para que pudesse ser analisada. O Suport-ES esteve várias vezes em Brasília cobrando do Departamento de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (Dest) e da Secretaria de Portos (SEP) uma resposta, mas tudo não passou de promessa”, afirmou Ernani Pereira Pinto, presidente do Suport-ES.
Os trabalhadores aguardam o estabelecimento das normas para que haja o realinhamento de funções, definição de cargos, honorários, reconhecimento de cursos de graduação, entre outros quesitos.
100% de adesão no 1º dia de greve na Codesa


Os companheiros da Codesa aderiram totalmente no primeiro dia de greve, que teve início nesta terça-feira, dia 15, às 7 horas. O movimento segue até quarta e na quinta-feira vai ter início uma operação padrão.
A categoria está consciente da necessidade de defender a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), conforme previsto em Acordo Coletivo com data para ter acontecido em 1º de janeiro deste ano.
Num movimento ordeiro e pacífico, foram fechados os portões de acesso da empresa na Ilha do Príncipe, nos prédios da Avenida Getúlio Vargas e na entrada de Capuaba, em Vila Velha.
Os aposentados, sempre marcando presença, se concentraram no Prédio 5. Eles também defendem o PCCS, pois já viveram a experiência do que representa o estímulo ao profissional. Quando trabalhavam, tinham a oportunidade de construir carreira e sabem a diferença que isso fez no contracheque.
Com faixas nos portões, os companheiros estão mostrando à sociedade a importância da valorização do trabalhador. “Estamos cansados de ver cargos sendo ocupados por indicações políticas, sem critérios técnicos e respeito aos trabalhadores de carreira. É um porto público, que está concentrando profissionais desmotivados, muitos com salários defasados e sem expectativa de crescimento na carreira portuária”, disse o presidente do Suporte-ES, Ernani Pereira Pinto.
O que os trabalhadores percebem é que o governo está dando ao PCCS o mesmo tratamento que deu ao Marco Regulatório dos Portos (Lei 12.815), quando os empresários quiseram definir as regras do jogo e os trabalhadores foram colocados de lado. Foi só com movimentos que o governo passou a ouvir os portuários. Queremos conhecer o plano na íntegra para analisar o PCCS. Não vamos aceitar qualquer coisa goela abaixo!
A Codesa não cumpriu o prazo determinado no Acordo e a categoria não participou de um debate amplo como um plano complexo como o PCCS merece.
Segundo Ernani, os trabalhadores não podem continuar desmotivados e abandonando a empresa, como é o caso de muitos que chegaram através do último concurso público, perceberam a falta de incentivo para continuar na empresa e já foram embora.
Guarda Portuária em greve

O Sindicato da Guarda Portuária (Sindguapor), acatando a decisão da assembleia realizada no dia 07, também decidiu cruzar os braços, por 48 horas, nos dias 15 e 16 de abril.
A Guarda Portuária, que já estava em estado de greve, não aceita tratamento desigual e vai continuar lutando pelos seus direitos.


Fonte: FNP/Suport/Sindguapor

Edição: Segurança Portuária Em Foco







Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários publicados não representam a opinião do Portal Segurança Portuária Em Foco. A responsabilidade é do autor da mensagem. Não serão aceitos comentários anônimos. Caso não tenha conta no Google, entre como anônimo mas se identique no final do seu comentário e insira o seu e-mail.